terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Destino: Pernambuco - Olinda

  Continuando nossa aventura em Pernambuco, chegou a hora de ir para Olinda. Vamos conhecer mais sobre Olinda?!

História:

  Em 1534, a Coroa portuguesa instituiu o regime de Capitanias Hereditárias. A Capitania de Pernambuco foi entregue ao fidalgo português Duarte Coelho, que tomou posse de sua capitania desembarcando, em 9 de março de 1535, na feitoria fundada em 1516, entre Pernambuco e Itamaracá. Pouco tempo depois, ele seguiu para o sul em busca de um lugar para se instalar. Encontrou um local estrategicamente ideal, no alto de colinas, onde existia uma pequena aldeia chamada Marim, pelos índios, instalando aí o povoado que deu origem a Olinda.


Olinda vista do alto
  Com o extrativismo do pau-brasil e o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar, Olinda tornou-se um dos mais importantes centros comerciais da colônia, enriquecendo a tal ponto que disputava com a Corte portuguesa em luxo e ostentação. O traçado urbano da vila configurou-se, ainda no século XVI, com a definição dos caminhos e com a ocupação dos principais promontórios pelos religiosos. Com a chegada das primeiras ordens religiosas – carmelitas, em 1580, jesuítas, em 1583, franciscanos, em 1585, e beneditinos, em 1586, foi feita também a catequização dos índios, de fundamental importância para a conquista definitiva das terras.










  Olinda tem seu futuro traçado diante do crescimento da importância do Recife. O centro histórico (atual), nesses meados do século XIX, ainda se encontrava envolvido por propriedades rurais, as maiores, os engenhos, na maioria de fogo morto, os da várzea do Beberibe, e as menores, os sítios, nas margens do Rio Beberibe e do mar. Hoje conserva nas suas subidas e descidas, o estilo imposto pelos seus conquistadores - holandeses e europeus. Suas casas de uma arquitetura única fazem da cidade um arco-íris para os olhos.








  Um pequeno detalhe... no alto de Olinda existe uma feirinha que vende artesanato. Se você quer comprar lindas toalhas, tapetes ou rede para sua casa esse é o momento. Tudo é muitoooo mais barato do que comprar em Recife ou outro lugar. E a pechincha é válida!

  City Tour Recife - Olinda com a Luck Receptivo: R$ 75,00 por pessoa. Você é pego no Hotel e te trazem de volta ao mesmo depois do passeio que dura o dia quase todo.


  Mais informações sobre Olinda em Prefeitura de Olinda. Bom Passeio!


O Blog Archivo de Viaje não possui parceria/convênio com as empresas mencionadas no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário