terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Destino: Pernambuco - Recife - Parte II

  Depois de conhecer as subidas e descidas irregulares de Olinda, voltamos para Recife. Continuando a explorar a capital pernambucana, agora passamos na Casa da Cultura (entrada Gratuita). Vamos conhecê-la um pouco mais?!

História:

  Em 1848, o governo da província de Pernambuco resolveu construir uma nova cadeia no Recife. As obras iniciadas em 1850 se basearam no projeto do engenheiro Mamede Alves Ferreira – que ocupava cargo na Secretaria de Obras Públicas de Pernambuco, idealizador de mais dois prédio históricos tombados: o Ginásio Pernambuco, e o Hospital Pedro II.

  A nova Casa de Detenção do Recife, com 8400 m² de área construída e 6000 m² de pátio externo terminou de ser construída em 1867 e seu projeto foi concebido segundo o modelo de penitenciária mais moderno existente na época, na França. Seguindo essa lógica, o edifício, inaugurado em 1855, apresenta o formato de cruz, e é composto por quatro raios correspondestes aos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste), todos com três pavimentos, que confluem para um saguão central, coberto por uma cúpula metálica – o Mirante.


Maquete da Prisão em madeira

  
  O prédio, tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) em 1980, funcionou como penitenciária durante 118 anos. Em 1963, o então Chefe da Casa Civil, Francisco Brennand imaginou que aquele local poderia ser transformado numa casa que abrigasse toda a produção cultural do estado, criando assim em Pernambuco uma instituição similar aos centros de educação nas áreas de literatura, teatro, música e artes plásticas que estavam sendo criados na França pelo escritor André Malraux. No entanto, a idéia só foi colocada em prática quando a Casa de Detenção chegou a uma superpopulação de mil presos quando celas projetadas para abrigar 3 detentos chegavam a abrigar 8.

  Esse excesso de detentos e a noção de que não era mais seguro manter uma casa de detenção no centro da cidade fizeram com que em 1973, o então governador Eraldo Gueiros Leite decidisse fechar a Casa de Detenção do Recife e enviasse os presos em sua maioria para a Penitenciária Agrícola de Itamaracá. Três anos após o fechamento da Casa de Detenção, em 14 de abril de 1976, a Casa da Cultura foi inaugurada. 


  Local bem conservado e restaurado, conta em cada uma de suas "celas" a história de um dos 149 municípios pernambucanos que levam para lá sua produção. No centro dela por meio de grandes painéis pintados à mão, é contada um pouco da História de Recife.









  Vale dedicar alguns momentos para explorar essa antiga prisão e ver em um dos seus lados uma das celas conservadas, deixada da maneira em que os presos a deixaram quando foram transferidos. Também conversar e conhecer alguns dos seus antigos vendedores... cheios de histórias para contar.

  Curiosidade: Em uma das antigas celas, no número 120 do Raio Leste, existe uma pequena Livraria - Geração 65 -, onde além de livros também são vendidos gostosos Bolos de Rolo feitos pela esposa do livreiro o Sr Fernando. Entre nela e folheie livros que em outras livrarias você não vai encontrar, principalmente se você quer aprender mais sobre a história de Pernambuco e do Nordeste. Simpatia, irreverência e muita história de vida são compartilhados nesse pequeno espaço. Entre e conheça!

Mais informação sobre a Casa da Cultura consulte aqui.


O Blog Archivo de Viaje não possui parceira/convênio com as empresas mencionadas no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário